sexta-feira, 18 de setembro de 2009

17 ideias para você salvar a Terra

O mundo em que vivemos é resultado do acúmulo de ações de cada um.Veja o que você pode fazer (e o que não deve fazer)para ajudar a pôr as coisas nos trilhos;

  1. Informe-se -Acompanhe s noticias sobre meio ambiente,atualize-se,estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam;
  2. Aja localmente - Pense a respeito de como colaborar na familia,na vizinhança,na escola e na comunidade.Participe mais de tudo e difunda suas ideias sobre um mundo melhor. (É a ideia principal do nosso blog,certo?!)
  3. Pense localmente - Estabeleça vínculos entre temas locais e globais.Apesar de magnitudes diferentes,os dois universos se correlacionam.
  4. Some - Antes de pesar em formar uma organização não-governamental,procure uma parecida na qual você possa se engajar.
  5. Otimismo é fundamental - Envolva-se de maneira criativa e divertida.Se quer atrair outras pessoas,pensa em discursos e eventos positivos
  6. Seja efetivo - Envolva-se ,torne-se ativo,mas não duplique suas obrigações.Trabalhe para ampliar sua efetividade.
  7. Crie noticia - Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas.Então escreva para jornais,revistas,redes de radio e TV.
  8. Planeje sua familia - Se a população de Terra,em 2050,ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas conforme projeta a ONU,a diferença será de um filho por casal.
  9. Não polua - Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum.Mantenha bacias hidrograficas,rios,lagoas e represas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo.Lembre-se:o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio,numa lagoa ou no mar.
  10. Preserve a biodiversidade - Espécies animais e vegetais merecem respeito.Plante árvores:elas produzem oxigenio e são abrigos para aves.
  11. Seja coerente - Economize energia,agua,prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio,reutilize materiais,recicle o lixo caseiro,use menos o carro,ande mais a pé,evite produtos de origem aannimal.
  12. Passe sua vida a limpo - Reveja seu estilo de vida.Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.
  13. Boicote - Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio-ambiente.Aliás,nem espero por movimentos:faça isso sempre que cair a ficha.
  14. Eleja e cobre - Fiscaliza o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados a sua comunidade ou cidade.Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.Endere assim:(nome do parlamentar),Câmara dos deputados ou Senado Federal,e embaixo,Brasilia,Df 70000
  15. Separo o joio - Nunca na história tivemos acesso a tanta informação e também a tantas opiniões diferentes.Faça a coisa certa
  16. Ensine as crianças - Preparar as novas gerações a luz de principios ecologicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui pra frente
  17. Acredite no futuro - Estimule ideias inovadoras,invista em grupos não-governamentais,renove sua crença de que tudo vai dar certo.Quanto mais pessoas acreditarem na paz,mais ela será possivel.

Não é dificil,se você tentar,já dizia John Lenon

FONTE:Revista superinteressante edição especial ecologia/junho de 2001

Já parou pra pensar o você fez pelo seu planeta,e pelas pessoas que vivem nele,nos ultimos tempos?
Provavelmente não,e nem tenha se dado conta,que os dias vão e vem,a rotina acontece,e que muita gente precisa da sua ajuda,e existem milhões de possibilidades de fazer isso,coisas pequenas ou grandes,mas que só vão fazer diferença,se você as fizer.
O grande problema é:por onde começar?E é pra isso que estamos aqui,pra dar dicas,de como você pode fazer das suas ações,algo real,algo legal,e super importante.Vídeos,sites,fotos´,lugares,pessoas,músicas e muito mais,fazem parte dessa ação,por um mundo melhor e mais consciente.