quarta-feira, 3 de março de 2010

Projeto prevê fim da eutanásia de cães e gatos de rua

Expectativa é que projeto de lei do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR) seja aprovado ainda nesta semana
Um sonho antigo de defensores da causa animal está prestes a tornar-se realidade. Isso porque o projeto de lei que prevê a castração como única forma de controle populacional e de doenças de cães e gatos pode ser aprovado ainda nesta semana. Se aprovada, a nova legislação vai proibir a eutanásia em animais sadios, pondo fim à temida carrocinha dos centros de zoonoses.
Os defensores da castração explicam que se trata da solução mais rápida e eficaz, uma vez que matar cães e gatos saudáveis não pode ser considerada uma política séria. Já o argumento de quem ainda adota a eutanásia em centros de zoonoses é que a prática é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema é que a prática já caiu em desuso em grande parte dos países, e o Brasil seria ultrapassado em ainda utilizá-la.
Vale lembrar que o projeto de lei do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), o PL nº 1.376/2003, está em tramitação na Câmara e no Senado há sete anos e estabelece a esterilização cirúrgica como única política de controle de natalidade de animais. Para tanto, prevê o uso de recursos da União e dos municípios, além de parceria com clínicas privadas e a implementação de campanhas educativas. A proposta aguarda a aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos e depois, o PL precisa ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e pelo plenário antes de seguir para aprovação do presidente.

Pois é galera! Será que depois de sete anos, finalmente, esse projeto entra em vigor? To ansiosa pra que isso aconteça! Direitos iguais pra todos. Se eles não pegam mendigos pra fazer sabão, porque pegar os animais abandonados?
Sou 100% a favor dessa lei, e não vejo o porque de uma não aprovação, mas enfim, estamos nas mãos da Comissão de Assuntos Econômicos, Sociais, do Plenário e claro, do Presidente!
E uma ultima mensagem: ADOTE. Pois com isso, quem mais vai sair ganhando é você, de fazer um amigo para todas as horas que não te cobra nada além de afeto.

Obs: Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.
Por: Fer Dallan